A beleza e funcionalidade de uma fachada de vidro temperado

A fachada de uma residência ou prédio é a primeira impressão de quem a vê ou visita e já há um bom tempo o vidro tem sido uma das matérias-primas mais utilizadas para essa finalidade.

Dentre as opções disponíveis no mercado a fachada de vidro temperado está entre as mais escolhidas e não é à toa. Além da beleza e sofisticação características desse material, existem alguns motivos que levam engenheiros e arquitetos a optarem por ele e os principais são:

  • Resistência: o vidro temperado é considerado cinco vezes mais resistente que os vidros comuns e é muito difícil de ser quebrado;
  • Durabilidade: a fachada de vidro temperado mantém as suas características por muitos e muitos anos;
  • Segurança: mesmo que a possibilidade seja pequena, em caso de quebra, esse vidro se estilhaça em pedaços pequenos e pouco cortantes, evitando assim machucados;
  • Facilidade de limpeza: o vidro temperado é muito fácil de limpar;
  • Isolamento acústico: a fachada de vidro temperado consegue diminuir a propagação de ruídos para o interior do espaço;
  • Permite a propagação de luminosidade: com a fachada de vidro temperado é permitida a entrada de luz solar, aumentando a luminosidade no ambiente, promovendo, inclusive, uma economia na energia elétrica.

Esse vidro também conta com alta transparência, o que para determinadas fachadas que ficam de frente para o sol pode ser um problema, porém uma boa forma de controlar isso é com persianas e cortinas que podem ainda agregar na decoração.

Processo de produção do vidro temperado

Todos esses pontos positivos da fachada de vidro temperado estão diretamente relacionados ao seu processo de produção que é realizado de maneira minuciosa para conseguir um produto de qualidade.

Nele, a matéria-prima da fachada de vidro temperado passa por uma têmpera, que é um tipo de forno grande que atinge altas temperaturas. Dentro da têmpera ela é aquecida a cerca de 700ºC e, em seguida, é resfriada rapidamente, sofrendo um choque térmico. É esse choque que faz com que o vidro temperado ganhe as suas principais propriedades.

Opções de fachada de vidro temperado

Existem diversas maneiras de criar uma fachada de vidro temperado e qual delas escolher depende muito do estilo da construção. As que são mais sofisticadas costumam usar esse material praticamente sozinho, tendo diversas placas de vidro unidas entre si. Há também outros que gostam de mesclar estruturas em metal ou de concreto, sendo ótimo para lugares mais modernos, formando molduras. Qual delas escolher vai muito do gosto da pessoa e não existe certo ou errado.


Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fachada de vidro temperado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fachada de vidro temperado: